TSE e Supremo em acordo para combater as Fake News sobre o Judiciário

As fake news, promovem hostilidade ao contestar a ciência e a realidade. Nos tempos em que vivemos parecem que são cada vez mais rentáveis. Este foi o ponto defendido pelo Ministro Edson Fachin, Presidente da Corte Eleitoral no dia 18 de Maio, quando o Tribunal Superior Eleitoral junto ao Supremo Tribunal Federal realizaram um acordo para combater as fake news que envolvem o Judiciário.

Neste evento foram apresentadas simultaneamente as parcerias do Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal que entre universidades públicas, empresas de tecnologia e entidades de classe, somam 35 instituições envolvidas. Essa iniciativa, segundo o Ministro Luiz Fux, não pretende blindar o Judiciário de críticas, que são sempre bem vindas, mas combater as milícias digitais e a proliferação de notícias e informações falsas. Quando uma instituição do Estado Democrático de Direito é atacada, defendê-la é também defender a democracia.

Levando em consideração a importância da união de esforços para lidar com esta situação o termo de cooperação entre o STF e o TSE prevê uma série de ações voltadas à conscientização em relação à ilegalidade e à camada antidemocrática das fake news, e ainda a difusão de canais oficias de comunicação, transparência e informações corretas sobte as Eleições de 2022.

Facebook
Pinterest
Twitter

Rafael Henrique Conte Weck