Pesquise antes de comprar e evite dores de cabeça. Reclame Aqui a seu favor.

 

O consumidor deve ser orientado sobre o uso dos produtos e serviços que escolher. A informação dada por empresas e fornecedores deve ser adequada e clara sobre as diferentes mercadorias e atividades, com especificação correta de quantidade, características, etc. Assim  como composição, qualidade, tributos incidentes e preço, e também sobre os riscos que apresentam.

Código de Defesa do Consumidor (CDC) diz o seguinte:

— São direitos básicos do consumidor:

Proteção à vida, saúde e segurança

I — a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos;

Educação e divulgação

II — a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações;

Informação clara

III — a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem.

Entretanto, existem muitas situações em que consumidores acabam comprando produtos que não agradam ou que não desejavam. A utilização de algum produto de forma equivocada, acidentes de consumo, golpes, endividamento, serviços prestados de maneira confusa e com formas de pagamento incorretas, são casos recorrentes.

Sendo assim, o ideal é sempre pesquisar sobre a compra de produtos, aquisição de imóveis, prestação de serviço, etc. Para evitar dores de cabeça e sempre estar procurando informações sobre seus direitos.

Agora, também existe o lado da empresa que é constantemente avaliada no meio digital, avaliações essas, importantes para o crescimento. Assim, estar sempre procurando aperfeiçoar seus processos de atendimento, prestações de serviço, etc, é necessário, e como reclamações fazem parte do cotidiano do empreendedor, a melhor forma é se prevenir assumindo uma posição proativa. Por exemplo:

  1. Treinar os funcionários periodicamente para se obter um atendimento de qualidade.
  2. Estratégias corretamente planejadas para evitar reclamações.
  3. Realizar pesquisas de satisfação.
  4. Criar canais de comunicação eficazes.

E, é claro. Quando houver algum problema com seu cliente, resolver da melhor e mais rápida forma possível. Dessa forma, todo mundo sai ganhando.

Facebook
Pinterest
Twitter

Rafael Henrique Conte Weck