Perdeu o prazo para declarar o IR. E agora?

Mesmo com a Receita disponibilizando um prazo de dois meses para o cumprimento da declaração de imposto de renda, o prazo pode ser perdido por diversos motivos, como a correria da vida pessoal ou as dúvidas recorrentes devido às orientações espalhadas pela rede que às vezes mais confundem do que esclarecem.

Se o motivo for a falta de emissão de comprovantes de rendimento por parte das instituições (empregador, banco, corretora, etc.) é importante cobra-los ou mesmo enviar sua declaração de renda ainda que incompleta, mas dentro do prazo. Pois é possível fazer uma retificação para corrigir os dados posteriormente, e assim foge da multa que pode chegar até a 20% do imposto devido.

Caso entregue em atraso, o melhor é pagar a multa de 20% dentro do prazo de 30 dias, antes que comece a incidir novos juros com base na Taxa Selic, neste caso é necessário emitir o DARF atualizado por meio de pesquisa de situação fiscal. Penalidades mais severas como reclusão de 2 a 5 anos e multa com até 150% de juros podem ser aplicadas após o contribuinte ser investigado por crime de sonegação fiscal, isto caso ele extrapole o prazo máximo de 20 meses sem pagar sua multa.

Fonte: Onze.com.br

Facebook
Pinterest
Twitter

Rafael Henrique Conte Weck