O que é Franchising?

 

Franquia ou ‘franchising’ empresarial é o sistema pelo qual o franqueador (dono da franquia) cede ao franqueado (pessoa com o desejo de abrir a franquia) o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva total ou parcial de produtos, ou serviços.

Regido pela Lei 13.966/2019, Lei de Franquias, o contrato de franquias  deve ser um  documento claro, imparcial, bilateral, consensual e preventivo. Na prática, tanto o franqueador quanto o franqueado têm direitos e responsabilidades vigentes em contrato. Logo, no mesmo deve constar:

— Licença de uso da marca;

— Fornecimento de produtos e serviços;

— Transferência de ‘know-how’ e tecnologia;

— Prestação de serviços.

As vantagens de se abrir uma franquia são:

  1. Credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado:
  2. Apoio do franqueador:
  3. Existência de um plano de negócio:
  4. Maior garantia de mercado:
  5. Melhor planejamento dos custos de instalação:
  6. Economia com propaganda:
  7. Independência jurídica e financeira:
  8. Possibilidade de pesquisa e desenvolvimento.

Desvantagens:

  1. Pouca flexibilidade

“O sucesso e o fracasso serão compartilhados pelo franqueado e pelo franqueador”.

  1. Risco de ocorrência de falhas no sistema:
  2. Localização forçada.

No último relatório disponível no site da associação (ABF), a pesquisa de desempenho do segundo trimestre revelou que setor de franquias teve um crescimento de 48,4% no segundo trimestre de 2021, atingindo um faturamento de R $41,1 bilhões.

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Rafael Henrique Conte Weck