O que é Franchising?
Franquia ou ‘franchising’ empresarial é o sistema pelo qual o franqueador (dono da franquia) cede ao franqueado (pessoa com o desejo de abrir a franquia) o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva total ou parcial de produtos, ou serviços.
Regido pela Lei 13.966/2019, Lei de Franquias, o contrato de franquias deve ser um documento claro, imparcial, bilateral, consensual e preventivo. Na prática, tanto o franqueador quanto o franqueado têm direitos e responsabilidades vigentes em contrato. Logo, no mesmo deve constar:
— Licença de uso da marca;
— Fornecimento de produtos e serviços;
— Transferência de ‘know-how’ e tecnologia;
— Prestação de serviços.
As vantagens de se abrir uma franquia são:
- Credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado:
- Apoio do franqueador:
- Existência de um plano de negócio:
- Maior garantia de mercado:
- Melhor planejamento dos custos de instalação:
- Economia com propaganda:
- Independência jurídica e financeira:
- Possibilidade de pesquisa e desenvolvimento.
Desvantagens:
- Pouca flexibilidade
“O sucesso e o fracasso serão compartilhados pelo franqueado e pelo franqueador”.
- Risco de ocorrência de falhas no sistema:
- Localização forçada.
No último relatório disponível no site da associação (ABF), a pesquisa de desempenho do segundo trimestre revelou que setor de franquias teve um crescimento de 48,4% no segundo trimestre de 2021, atingindo um faturamento de R $41,1 bilhões.