O que é Compliance?

 

O termo compliance vem do inglês “to comply” e significa estar em conformidade. As empresas têm buscado cada vez mais promover a sua seguridade, seja em relação aos processos internos, seja no cumprimento das leis. Para isso, muitas instituições vêm adotando os procedimentos de compliance, que visam o cumprimento de normas e regulamentações e também permitem o conhecimento e a interrelação de todos os setores da organização. Visando minimizar os riscos empresariais, o compliance é a linha mestra que guia o comportamento de uma empresa e evita riscos e maiores custos perante o mercado em que atua.

Alguns dos elementos principais que compõem o sistema de compliance são:

  • Políticas:

  • Planejamento:

  • Avaliação de Desempenho:

  • Análise de Melhorias:

  • Avaliação pela alta gestão.

 Além disso, possuir o compliance na empresa traz diversos benefícios. Alguns são:

  • Ganho de vantagem competitiva no mercado:

  • Atração de investimentos;

  • Identificação de riscos e prevenção cautelosa de problemas;

  • Ganho de credibilidade;

  • Melhoria da eficiência e qualidade dos serviços/produtos;

  • Aumento da governança;

  • Consolidação de uma cultura organizacional;

  • Sustentabilidade;

  • Correção efetiva de não-conformidades.

E quais são os pilares do compliance? É muito importante que a empresa cumpra com os principais pilares que são:

  1. Compromisso:

  2. Antecipar os riscos:

  3. Controles internos:

  4. Comunicação e Treinamentos:

  5. Guia de Conduta:

  6. Canais de denúncia:

  7. Due Diligence:

  8. Garantia da LGPD:

  9. Monitoramento.

Um monitoramento  para verificação de que todos os pilares estão sendo cumpridos é essencial.

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Rafael Henrique Conte Weck