Jurídico nas empresas: O que é, como atua e quais os benefícios?

O departamento jurídico no meio empresarial vem se destacando cada vez mais, pois é uma peça chave para o desenvolvimento de sua empresa. É um setor que vem se desvencilhando de uma posição inacessível e se integrando mais aos outros setores, oferecendo soluções e estratégias para a adequação legal da empresa.

Todas as tarefas, funções, tratativas e atividades relacionadas aos aspectos legais de uma empresa é de responsabilidade do setor jurídico, formado por bacharéis em direito, podendo ou não serem especialistas em alguma área benéfica à empresa. É uma equipe composta por auxiliar jurídico, assessor jurídico e advogados, cada cargo, consecutivamente, com atribuições mais complexas. Esta equipe pode ser internalizada ou terceirizada, a depender do tamanho das exigências.

Algumas de suas principais funções são: atender requisições de outros setores, gerenciar contratos, gerenciar procurações, acompanhar processos judiciais e extrajudiciais, requisitar certidões, alvarás e licenças, realizar a gestão societária, proteger dados e informações, entre outras.

A integração do setor jurídico à sua empresa pode ajudar a alcançar benefícios muito importantes como adequação de todos os setores à lei, e até mesmo redução de custos e melhora na produtividade.

Facebook
Pinterest
Twitter

Rafael Henrique Conte Weck