Como se previnir de golpes no WhatsApp?
Nos últimos tempos está cada vez mais comum ficarmos sabendo de pessoas que tiveram seus números, redes sociais e whatsapp clonados. Não é à toa. A PSafe, empresa de segurança digital, fez um levantamento e estimou que uma média de 15 mil vítimas por dia tiveram seu WhatsApp clonado ou falsificado.
A cada dia novos golpes são inventados pelas mentes criativas dos criminosos. Mas há um padrão que vale a pena darmos atenção, pois a maioria dos golpes são feitos através do acesso concedido através de um link. Eles criam uma isca, você clica e pronto. Perde seus dados. Uma outra maneira comum é o golpista se passar por você e pedir o cancelamento do seu chip junto à sua operadora, solicitando um novo chip. Tendo acesso a seu número ou WhatsApp fica ainda mais fácil ter acesso a outras redes como o Facebook, Instagram, aplicativos de banco, entre outros. Muitas vezes quem mais sofre o dano desses golpes são os contatos da pessoa que teve o celular clonado, pois os esquemas mais comuns envolvem: pedir dinheiro emprestado, vender coisas e etc.
O melhor modo de se proteger dessas novas modalidades de roubo é desconfiar de tudo que pareça bom demais para ser verdade. Quando um amigo pede dinheiro, confirme sempre pelo uso de voz, etc. Outras maneiras mais técnicas é fazer uso da verificação em duas etapas em todos os apps que tiverem essa função. E em relação aos bancos, sempre algo mais delicado, é importante verificar nos sites oficiais para tomar ciência de como são feitos todos os procedimentos. Algo comum é golpistas se passarem por uma instituição usando emails como “instituição@mail.com”. Confie apenas nas redes oficiais e de confiança dos bancos.