Dia do Trabalhador
Parabéns a todos nós trabalhadores. Com nosso suor, labor, inteligência e habilidades construímos tudo o que existe em nosso mundo moderno: de canetas à satélites tudo é feito por trabalhadores. E hoje, dia primeiro de maio é comemorado o seu dia. Mas você sabe o porquê?
No dia 1° de maio de 1886 na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, ocorreu um importante evento que marca a história do trabalho no mundo: uma greve geral que exprimia a luta dos trabalhadores por direitos básicos, como as 8 horas diárias de trabalho à que estamos acostumados hoje em dia. Naquele período, bem próximo ao advento da revolução industrial, nasceram os grandes centros urbanos, eles eram habitados por milhares de operários que nutriam as indústrias com jornadas de até 18 horas diárias de trabalho e uma relação, na maioria das vezes, nada amistosa com os patrões. Essa greve geral foi seguida por uma forte repressão policial e outras tantas manifestações organizadas por sindicatos de trabalhadores que então começavam a negociar direitos. Por isso essa data ficou marcada como representante da luta pelos direitos dos trabalhadores.
Pouco tempo depois esses mesmos conflitos entre a indústria crescente e os trabalhadores organizados passaram a acontecer no Brasil, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Esses mesmos movimentos tiveram força o suficiente para influenciar a decisão do então presidente Arthur Bernardes, em 1924, de definir o dia 1º de maio como Dia do Trabalho no Brasil. A partir deste ano, o 1º de maio passou a ser feriado nacional, tamanha a sua importância.