Por que investir em segurança no trabalho?

 

Continuando nosso assunto sobre segurança no trabalho… Já falamos da importância de se garantir a segurança dos trabalhadores, certo? Mas e na hora de investir?

Imagine que você está em um parque de diversões, resolve dar uma volta em uma montanha-russa e, ao entrar no carro, percebe que a trava não está encaixando e você não está completamente seguro. Você chama o monitor, avisa da falha de segurança no seu equipamento e ele te diz: “Pode ir assim mesmo.” Quais as chances de você aproveitar o passeio? A probabilidade é que você fique o tempo todo preocupado com aquela falha, e as chances de acidente aumentam e muito.

Trocando o parque de diversões pela sua empresa, e a trava da montanha-russa pelo EPI dos seus funcionários, é simples fazer uma analogia dos efeitos psicológicos causados nos funcionários quando eles têm consciência de que não estão completamente seguros na hora de exercer suas funções profissionais.

Por isso, comprar equipamentos de proteção eficientes e de boa qualidade é de extrema importância. Porque além de trazer os benefícios que nós já conversamos sobre, como a redução de acidentes e gastos, um ambiente seguro também aumenta a produtividade e a confiança dos colaboradores em exercerem suas funções focados e com a mente limpa de preocupações.

Como sabemos, milhares de profissionais da saúde foram infectados pelo novo Coronavírus enquanto trabalhavam, e o grande responsável por isso é a má qualidade dos EPI’s oferecidos aos profissionais que trabalham na linha de frente contra o vírus. O jornal americano CNN, em uma investigação feita em Outubro de 2021, descobriu que mais de 10 milhões de luvas de nitrilo de baixa qualidade — e inclusive usadas — foram importadas aos Estados Unidos para o uso nos hospitais e centros de combate ao Coronavírus. Estas luvas, quando usadas pelos profissionais de saúde, trazem riscos exponenciais para a saúde dos profissionais e dos pacientes.

Escolher um bom fornecedor, que tenha um bom histórico e produza bons equipamentos é indispensável. Cada empresa possui uma necessidade diferente quando falamos de Equipamentos de Proteção Individual, e é importante que a empresa tenha total conhecimento da procedência dos equipamentos e que estes sigam as normas de segurança estabelecidas pela lei.

A base de uma relação entre empresa e colaborador é a confiança. A empresa confia que o colaborador fará sua parte, oferecendo seus serviços de maneira profissional e competente, e o colaborador também confia que a empresa fará o possível para garantir sua segurança física dentro do ambiente de trabalho.

Assim se cria um ambiente saudável e produtivo, numa relação em que as duas partes se comprometem e são recompensadas.

Facebook
Pinterest
Twitter

Rafael Henrique Conte Weck