Como prevenir casos de bullying na empresa?
Primeiramente, precisamos responder o que significa essa palavra.
“Bullying é uma prática sistemática e repetitiva de atos de violência física e psicológica, tais como intimidação, humilhação, xingamentos e agressão física, de uma pessoa ou grupo contra um indivíduo.”
No Brasil, o tema ganhou notoriedade na década de 2010, quando motivou a promulgação da Lei n.º 13.185/2015, que define essa prática como:
“Todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, visando intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.”
Contudo, sendo uma situação relacionada ao ambiente escolar, com jovens e crianças, ela existe sim, no ambiente de trabalho, mesmo tendo algumas semelhanças com assédio moral. Essa mesma lei determina essa prática como:
- I – verbal: insultar, xingar e apelidar pejorativamente;
- II – moral: difamar, caluniar, disseminar rumores;
- III – sexual: assediar, induzir e/ou abusar; IV – social: ignorar, isolar e excluir;
- V – psicológica: perseguir, amedrontar, aterrorizar, intimidar, dominar, manipular, chantagear e infernizar;
- VI – físico: socar, chutar, bater;
- VII – material: furtar, roubar, destruir pertences de outrem;
- VIII – virtual: depreciar, enviar mensagens intrusivas da intimidade, enviar ou adulterar fotos e dados pessoais que resultem em sofrimento ou com o intuito de criar meios de constrangimento psicológico e social.
O que essa situação impacta dentro de uma empresa são fatos como: relações desgastadas, baixo desempenho (desânimo), ausências, demissões e acionamento da justiça do trabalho.
E o que não é bullying?
- Reforçar uma política e procedimentos da empresa;
- Oferecer feedbacks construtivos;
- Discutir temas relativos ao trabalho e funções de cada um.
Agora que entendemos um pouco sobre. A questão é: como evitar essas situações?
Os melhores meios de combate e prevenção ao bullying são a conscientização e o diálogo. Dentro disso, algumas medidas como:
- Um ambiente que não favoreça ou estimule a hostilidade:
- Um canal de comunicação:
- Palestras.
Não que ninguém possa rir, não é isso, porém um manual de conduta pode ser criado por um profissional da área jurídica e de Recursos Humanos.
É um assunto polêmico e deve ser discutido, afinal, passamos uma grande parte das nossas vidas no trabalho, logo, esse deve ser um ambiente agradável, onde sempre tenhamos respeito.