Segurança no Trabalho: Por que é tão importante?

Para uma empresa ter um bom funcionamento é necessário ter profissionais da área de segurança no trabalho para garantir a segurança de seus colaboradores. São eles que fazem a prevenção de riscos existentes nos ambientes de trabalho causadores de acidentes e doenças.

Exemplos de riscos incluem:

— Altura;

— Choque elétrico;

— Inalação de vapores químicos;

— Vírus, bactérias e outros microrganismos;

— Postura inadequada;

— Esforço repetitivo;

— Incêndio.

Essa área é responsável por diversos documentos e laudos, importantes para a empresa estar em dia com a legislação e não receber multas. Além disso, a segurança do trabalho é a responsável pela criação e manutenção da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Dessa forma, o primeiro benefício que vem à mente é um ambiente de trabalho mais seguro e sem acidentes. Trazendo assim, mais organização.

Uma empresa com a preocupação em manter seus espaços mais seguros e saudáveis consegue reduzir a taxa de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Diminuindo assim, também os afastamentos por longos períodos, que custam caro para a empresa. Além de ter que pagar o salário e benefícios do funcionário durante até 14 dias, que geralmente demanda um substituto.

Existem normas regulamentadoras, portarias, instruções e artigos da CLT sobre as regras que toda empresa deve seguir para garantir segurança e saúde aos seus colaboradores. A empresa que não cumprir essas obrigações legais, está sujeita a multas e processos trabalhistas. Por isso, a única forma de evitar essas situações é garantindo que a segurança do trabalho seja uma atividade constante na empresa.

Em suma, é importante a Segurança no Trabalho tanto para a empresa, quanto para seus colaboradores.

Facebook
Pinterest
Twitter

Rafael Henrique Conte Weck