Quais são as Modalidades de Sociedade?
Uma sociedade empresarial é uma dupla ou mais pessoas que se une em alguma categoria de sociedade para a realização de um projeto profissional conforme o que é definido no início. Dentro dessa sociedade, cada parte é responsável por algum setor da empresa. E quantas modalidades de sociedade empresarial existem?
Sociedade Simples
— A Sociedade Simples Pura é voltada para parcerias profissionais que prestam serviços. Ou seja, os próprios sócios exercem as atividades da empresa.
Sociedade Limitada(LTDA)
— É uma empresa criada segundo o investimento de cada sócio na formação do capital social. Normalmente é constituída por dois ou mais sócios.
Sociedade Limitada Unipessoal
— Este novo formato surgiu através da medida provisória 881/2019 (já sancionada por lei).
Apesar de ter “sociedade” no nome, a Unipessoal pode ser constituída somente por uma pessoa.
Sociedade em Nome Coletivo
— Trata-se de um tipo societário em que os sócios são solidários e respondem ilimitadamente pelas dívidas da empresa.
Sociedade em Comandita Simples
— Essa é uma categoria de sociedade com um detalhe bem específico. Isto porque ela se divide em duas categorias na sociedade, sendo ela composta por comanditários e os comanditados. Comanditários são os sócios que compõem o capital social da empresa, sem fazer parte da administração da mesma. Já os Comanditados são os sócios que compõem tanto o capital quanto o administrativo da empresa, com responsabilidades ilimitadas.
Sociedade Comandita por Ações
— Neste modelo de sociedade o capital da empresa é dividido por ações ou cotas, da mesma forma que na Sociedade Anônima.
Sociedade Anônima
— Essa é mais comum no Brasil. Composta por dois sócios ou mais, seu capital social é dividido por ações ou cotas.
O capital dessa sociedade pode ser de duas formas:
Aberto — o valor pode ser negociado na bolsa de valores.
Fechado — o valor não é negociável na bolsa de valores.
Sociedade Cooperativa
— Associação que, até 2003, era composta por, no mínimo, 20 (vinte) pessoas com o mesmo objetivo. Tem a finalidade de prestar serviços e sem fins lucrativos.
Sociedade em Conta de Participação
— Sociedade composta por duas ou mais pessoas, uma delas comerciantes. Nela, os sócios se reúnem sem firma social, de modo a chegar a um lucro comum para operações de comércios determinados, de forma que um ou todos trabalham em seu nome individual para o fim social.