O que é Compliance?
O termo compliance vem do inglês “to comply” e significa estar em conformidade. As empresas têm buscado cada vez mais promover a sua seguridade, seja em relação aos processos internos, seja no cumprimento das leis. Para isso, muitas instituições vêm adotando os procedimentos de compliance, que visam o cumprimento de normas e regulamentações e também permitem o conhecimento e a interrelação de todos os setores da organização. Visando minimizar os riscos empresariais, o compliance é a linha mestra que guia o comportamento de uma empresa e evita riscos e maiores custos perante o mercado em que atua.
Alguns dos elementos principais que compõem o sistema de compliance são:
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Políticas:
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Planejamento:
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Avaliação de Desempenho:
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Análise de Melhorias:
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Avaliação pela alta gestão.
Além disso, possuir o compliance na empresa traz diversos benefícios. Alguns são:
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Ganho de vantagem competitiva no mercado:
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Atração de investimentos;
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Identificação de riscos e prevenção cautelosa de problemas;
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Ganho de credibilidade;
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Melhoria da eficiência e qualidade dos serviços/produtos;
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Aumento da governança;
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Consolidação de uma cultura organizacional;
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Sustentabilidade;
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Correção efetiva de não-conformidades.
E quais são os pilares do compliance? É muito importante que a empresa cumpra com os principais pilares que são:
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Compromisso:
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Antecipar os riscos:
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Controles internos:
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Comunicação e Treinamentos:
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Guia de Conduta:
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Canais de denúncia:
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Due Diligence:
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Garantia da LGPD:
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Monitoramento.
Um monitoramento para verificação de que todos os pilares estão sendo cumpridos é essencial.